domingo, 20 de julho de 2008

BRASIL DE LUTO

IRREVERÊNCIA, HUMOR E OUSADIA... Morre Dercy Gonçalves aos 101 anos

A atriz Dercy Gonçalves, de 101 anos, morreu às 16h45 deste sábado (19) no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, Dercy foi internada na madrugada deste sábado, com um quadro de pneumonia comunitária grave, que evoluiu para insuficiência respiratória.

A família afirmou que o corpo da atriz será velado no domingo (20), hoje, na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O enterro será em Santa Maria Madalena, cidade natal, onde a família tem um mausoléu.

O Estado do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias pela morte de Dercy. Em Santa Maria Madalena, as festividades em homenagem à padroeira da cidade foram interrompidas. Segundo o vereador Nestor Lopes, o prefeito Clementino da Conceição autorizou apenas as festas religiosas a partir do dia 22.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou uma nota dizendo que as atuações de Dercy Gonçalves foram um marco para o humorismo nacional. O presidente ressaltou ainda que a irreverência e a força da personalidade da atriz vão deixar saudade em todos os brasileiros.

Chico Anysio afirmou que este é um dia muito triste para os brasileiros e para os humoristas. “Nossa rainha número um morreu, ela era a rainha do humor brasileiro. Na hora em que nosso humor não vai tão bem, a gente ainda perde Dercy. Jesus poderia ter paciência e esperar um pouco mais.”

Decimar Senra, filha da atriz, afirmou que sua mãe era uma "figuraça". “No começo, de sua vida artística, foi difícil, eu ficava meio aflita. Mas ela acabou conquistando todo mundo. Eu dizia ‘você está viva porque é a energia e todos torcem por você’. Teve câncer, 'saiu' do câncer. Quebrou a bacia, 'saiu' da bacia. E ainda saiu no carnaval. Era uma figuraça. Todo mundo a energizava tanto.”

A amiga, secretária e colaboradora Hynea Moreira de Souza, 54 anos, disse que a família espera que autoridades, como o prefeito ou governador do Rio, reconheçam a importância da atriz e permitam que ela se despeça com uma cerimônia do público carioca antes de seu corpo seguir para Santa Maria Madalena, onde ela deverá ser sepultada.
.
Assista, abaixo, a reportagem do JN de sábado (19/07/08), sobre a morte Dercy Gonçalves.


(G1 - globo.com / uol) By aSSSumidos.

Nenhum comentário:

© 2008 By Os Asssumidos Informação com prazer. Todos os direitos reservados.