terça-feira, 8 de julho de 2008

CULTURA

Caixa Cultural promove mostra sobre homossexualidade na mídia

Houve um tempo em que no mundo da mídia não havia homossexuais. Hoje, há uma proliferação de revistas especializadas, sites, festivais de cinema e teatro, séries de televisão e vários outros veículos voltados para o segmento. Para refletir sobre a multiplicidade de informações feitas para gays, lésbicas e outras formas de sexualidade diferentes do padrão hétero, Ailton Franco Jr. e Paulo Roberto Jr. idealizaram o projeto "Homossexualidade na Mídia - O que Mudou...", cujas atividades abertas ao público começam nesta terça-feira, dia 8 de julho, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e segue para São Paulo na próxima semana.

Serão exibidos filmes como “Plata Quemada”, de Marcelo Piñeyro; “Traídos Pelo Desejo”, de Neil Jordan; “Garotos de Programa”, de Gus Van Sant; e os mais comercialmente conhecidos como “O Segredo de Brokeback Mountain”, de Ang Lee, e “Priscila - A Rainha do Deserto”, de Stephan Elliott.
.
FOTOS (De cima para baixo)
1 - Cena do filme "O Segredo de Brokeback Mountain".
2 - do filme "Tudo Sobre Minha Mãe", de Pedro Almodóvar, que será exibido na mostra.

3 - do filme argentino "Plata Queimada".

A programação de "A Homossexualidade na Mídia - O que Mudou..." inclui debates, filmes e seriados sobre o tema. Segundo os organizadores, um dos motivos para se fazer o projeto foi a crescente aceitação da homossexualidade pelo grande público, à qual os veículos respondem com a exibição de material que aborda a diversidade sexual. Por isso, a programação audivisual inclui programas que inserem a figura do homossexual em seu contexto.

O ciclo de debates, por sua vez, fornece um contraponto crítico às atividades audiovisuais. Será buscada uma abordagem mais teórica que problematize a imagem do gay nos meios de comunicação. A lista de debatedores é eclética e contempla diversas mídias, incluindo teatro e literatura, além dos meios mais massivos como televisão e revistas.

Entre os convidados, estão nomes expressivos da cultura brasileira, como o diretor do Teatro Oficina José Celso Martinez Corrêa, o dramaturgo Gilberto Gawronski, o escritor João Silvério Trevisan e o cineasta Karim Ainouz. O editor da G magazine, Rodrigo de Araujo, também participa do evento nesta quinta-feira, dia 10, na mesa redonda "A Homossexualidade na Mídia Impressa". A programação completa pode ser conferida no site http://www.caixacultural.com.br/.

MAIS DETALHES:

"A Homossexualidade na Mídia - O que Mudou..." Mostra de cinema & TV + Ciclo de debates

Rio de Janeiro 08/07 a 20/07
Caixa Cultural Rio de Janeiro
Avenida Almirante Barroso, 25, Centro
CEP 20031-000 – tel. 21.2544 4080 / 2544 7666
ENTRADA FRANCA

São Paulo 15/07 a 20/07
Caixa Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111, Centro
CEP 01001-000 – tel. 11.3321 4400
ENTRADA FRANCA
.
Lamentável que eventos dessa importância e relevância não circulem em nossa cidade! Onde estão as entidades que deveriam apoiar e promover esses projetos??? Fica aquí o apelo. principalmente, à CAIXA CULTURAL.

(uol/dykerama) By aSSSumidos.

Nenhum comentário:

© 2008 By Os Asssumidos Informação com prazer. Todos os direitos reservados.