terça-feira, 29 de julho de 2008

CULTURA: Música

Argentino Andrés Lewin canta o amor gay em letras apaixonantes
.

Por ter o português como idioma oficial, muitas vezes o Brasil passa batido no que se refere à intensa produção cultural que transita entre Espanha e países latino-americanos de língua espanhola. Um desses "produtos" é o cantor e compositor argentino Andrés Lewin, que vive em Madri desde a infância. Lewin, 30 anos, é daqueles artistas que temos a obrigação de conhecer e motivos para isso não faltam. Além de empregar toda sua sensibilidade na criação de letras tocantes, da naturalidade com que arranca belos acordes de seu violão e da voz inconfundivelmente doce, o cantor merece uma atenção especial por ser um público defensor dos direitos das minorias sexuais.

Gay assumido, Andrés Lewin tem em suas próprias experiências uma fonte de inspiração que certamente ainda tem muito o que ser explorada, já que o rapaz tem apenas um álbum gravado. Em " Agencia de Viajes", lançado em 2003, Lewin analisa as complicadas relações humanas sob um ponto de vista gay.

Uma das canções que compõem o CD e que na certa é uma das mais representativas do perfil artístico do argentino é "Javi y Pablo", que conta a história de amor entre dois garotos. Na letra, o romance entre os dois moradores de uma pequena cidade é interrompido pela ignorância do povo e pela intolerância do pai de Javi, que o expulsa de casa ao descobrir que o filho está apaixonado por outro homem. O rapaz então vai embora do lugar, não sem antes apregoar aos quatro ventos que seu amor é igual a todos os outros, sendo diferente apenas em cima do colchão. Qualquer semelhança com muitas histórias reais por aí, não é mera coincidência.

Já em outra faixa, "Vuela", Andrés Lewin incita os enrustidos a deixarem de vez o armário, mandando às favas todos os disfarces: "Voe, porque esta tarde o arco-íris apareceu e a chuva levou o inimigo. Ninguém mais tem vontade de te insultar".

Perguntado sobre a razão de tanta sinceridade em suas músicas, o fofo Andrés Lewin é todo modesto: "Minhas letras são mesmo muito pessoais. Na verdade, não tenho muita imaginação e acabo sempre falando das minhas coisas e minha vida", diz o artista, que tem gravadas quase duas dezenas de músicas que não entraram em "Agencia de Viajes". Espera-se que o novo trabalho não demore e que o Brasil entre nas futuras turnês, como a que Lewin faz na primeira semana de agosto pelo Chile e Argentina.
.

Visite seu MySpace e site oficial.
(Mix Brasil) By aSSSumidos.

Nenhum comentário:

© 2008 By Os Asssumidos Informação com prazer. Todos os direitos reservados.