terça-feira, 15 de julho de 2008

DIA DO HOMEM

15 de Julho, Dia do Homem. PARABÉNS A TODOS OS HOMENS!!!
.
O Dia do Homem é comemorado nesta terça-feira, 15/julho, e nenhuma data melhor para falar sobre um assunto sério e que ainda é um tabu masculino: câncer de próstata. Como é diagnosticado via toque retal, onde o médico insere seu dedo no ânus do paciente para examinar a próstata, esse tipo de câncer acabou se tornando uma das principais causas de morte masculina devido à vergonha ou preconceito de quem não quer se submeter a isso. É bom lembrar que o toque retal pode diagnosticar outras doenças além do câncer, mais um motivo para deixar de ser assunto proibido ou motivo de piadas infames.

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quando há algo de errado com ela, você pode ter sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra. Em qualquer uma dessas situações é extremamente recomendável procurar um médico especializado para detectar o problema. Nada de receitas caseiras ou vergonha descabida, ainda mais no caso dos gays, que utilizam bastante a área anal. Mas como a maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável, é bom sempre visitar o urologista, ainda mais se você está acima dos 45 anos.

Esse tipo de câncer ocorre quando as células da próstata sofrem mutações e começam a se multiplicar sem controle. Elas podem se espalhar (metástase) a partir da próstata em direção a outras partes do corpo, especialmente ossos e linfonodos. Segundo os procedimentos do Ministério da Saúde, dois exames complementares entre si são feitos para detectá-lo: o toque retal e a dosagem de uma proteína do sangue (PSA, sigla em inglês para antígeno prostático específico) por meio de exame de sangue.

Outros exames, como raio-X e exames de imagem para os ossos, podem ser realizados para determinar se o câncer de próstata se espalhou. Ele pode ser tratado com cirurgia, radioterapia, terapia hormonal, quimioterapia, protonterapia ou alguma combinação destes. Para preveni-lo, é recomendável manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico.
(Mix Brasil) By aSSSumidos.

Nenhum comentário:

© 2008 By Os Asssumidos Informação com prazer. Todos os direitos reservados.