quinta-feira, 7 de agosto de 2008

ARTE E CULTURA

Galeria de Barcelona abre exposição dedicada à arte homossexual contemporânea

Uma galeria inaugurou nesta quarta-feira, 6, em Barcelona/Espanha, o Projeto Gênero 2, segunda edição de uma série de eventos culturais voltada para a comunidade gay.
Fotos, pinturas, esculturas, vídeos, performances e mesas redondas pretendem levantar discussões sobre as definições de gênero e seu papel na sociedade atual.

Em sua segunda edição, o "Projeto Gênero 2" traz exposições de fotos, pinturas e esculturas, além de vídeos, performances teatrais e mesas redondas que levantarão discussões sobre as definições de gênero e seu papel na sociedade atual.

O organizador da exposição, Franco de Toledo, disse que a mostra recorreu a várias fontes de informação para diversificar os conteúdos acerca de temas importantes para gays, lésbicas, transexuais e bissexuais.
.
"O patriarcado e legado heterossexual reclamam sua supremacia absoluta na sociedade de hoje", diz o curador. "Durante este processo de aprendizado nos surpreenderam as dificuldades, por exemplo, que um transexual enfrenta no seu dia-a-dia não só pela luta com o resto da sociedade, mas também com sua própria identidade individual".

As obras em exposição pretendem abordar um leque de temas ligados à sexualidade. A presença de artistas de várias nacionalidades confere à mostra um caráter multicultural, revelando os diversos ângulos sob os quais a questão podem ser abordada ao redor do mundo.

Ainda para Toledo, o que interessa é enfatizar a pluralidade. "Temos muitos discursos em torno da reconstrução do corpo e do sexo. Já não temos por que ser o que nascemos. Quer dizer, podemos ser como queremos nos definir e não como somos registrados".

Um dos destaques da mostra é uma série de fotomontagens feitas pelo artista Roberto Ruiz. Na obra, o artista mescla imagens da modelo britânica Kate Moss com o ator pornô "urso" Jack Radcliffe. No trabalho final, a modelo, que guarda a cabeça e o tronco, ganha um pênis e pernas de homem.

A Gênero 2 faz parte da semana Orgulho Gay neste fim de semana.

(g1.globo.com/mix brasil/google) By aSSSumidos.

Nenhum comentário:

© 2008 By Os Asssumidos Informação com prazer. Todos os direitos reservados.