segunda-feira, 4 de agosto de 2008

CINEMA

Festival de Veneza terá 'prêmio gay'


Filmes com temática ou personagens homossexuais terão uma categoria especial. Segundo organizador, foram necessários quatro anos para a introdução do prêmio.

O tradicional Festival de Veneza irá, neste ano, premiar filmes que tenham temática gay ou personagens homossexuais dentro de suas histórias. O Queer Lion award (algo como o "Leão gay", uma alusão ao prêmio principal do evento, o Leão de Ouro) será entregue ao melhor longa-metragem que aborde o assunto.

De acordo com a organização, são esperados de 10 a 12 candidatos para a categoria. Foram necessários quatro anos de negociações para que a disputa entrasse no festival.
.
"Nós não estamos procurando pelo próximo 'O segredo de Brokeback Mountain'", afirmou o diretor da competição, Daniel Casagrande, se referindo à produção vencedora de três Oscars sobre dois caubóis que se apaixonam. "Estamos procurando apenas por filmes que retratem fielmente personagens e temáticas gay".

O troféu será uma placa dourada com o logotipo do leão alado junto às cores do arco-íris, símbolo do orgulho gay. Um pequeno júri internacional escolherá o vencedor.

Em Berlim, já um prêmio semelhante há 21 anos - o Teddy Awards, algo como "Prêmio Ursinho".

A 64ª edição do Festival começa no próximo dia 29 de agosto e vai até 8 de setembro, com 22 filmes disputando o Leão de Ouro.
.
(uol/g1-globo.com) By aSSSumidos.

Nenhum comentário:

© 2008 By Os Asssumidos Informação com prazer. Todos os direitos reservados.