segunda-feira, 4 de agosto de 2008

SAÚDE: "AIDS"

17ª Conferência Internacional Sobre AIDS (AIDS - 2008)

A 17ª Conferência Internacional sobre Aids ("Aids 2008"), que será realizada pela primeira vez na América Latina, de 03 a 8 de agosto na capital mexicana Cidade do México- México, fará uma apelo em busca de melhoras na prevenção e nos tratamentos da doença.

"Ação Universal, Já!" é o lema do evento, uma mensagem para alertar o mundo para as necessidades de 33,2 milhões de pessoas infectadas e de futuras vítimas, apesar dos avanços no combate à doença.

A prevalência da aids no mundo continua sendo maior entre os homens que têm relações sexuais com outros homens, informou hoje o diretor do Centro Nacional para o Controle do HIV/aids do México (Censida), Jorge Saavedra.

O especialista indicou, durante a 17ª Conferência Internacional sobre Aids (Aids 2008), que as principais condutas de risco entre os homens são o sexo anal sem proteção, manter uma freqüência alta de parceiros masculinos (até três por semana), ou, inclusive, ter muitos relacionamentos de longa duração (mais de dez).

Especialistas e organismos como as Nações Unidas abandonaram gradualmente a referência a "homossexualismo" e utilizam, por outro lado, a expressão "homens que fazem sexo com homens" (HSH).

Com este conceito, buscam "capturar o comportamento e não a identidade" e englobar um leque mais amplo que inclua heterossexuais, homossexuais, bissexuais e homens que se relacionam com pessoas do mesmo sexo em situações específicas como prisões, Exército, colégios, etc, disse Saavedra.

O risco de contrair AIDS entre gays é 19 vezes maior, diz pesquisa

Segundo pesquisa realizada pela UNAIDS - Programa Conjunto das Nações Unidas sobre DST/Aids - e divulgada na Conferência Internacional de Aids, na Cidade do México-México, onde 20 mil especialistas estão reunidos, homens que fazem sexo com homens são 19 vezes mais propensos a contraírem o vírus HIV do que a população em geral.

Em países como a Bolívia, esse risco é de 179 vezes maior. O estudo alerta para as poucas políticas específicas para o grupo.

A pesquisa foi realizada com base em relatórios de 128 países que participam do UNAIDS. Dessas nações, 44% ainda não realizam dados específicos sobre gays ou bissexuais.

Os especialistas, que participam da conferência, concluíram que governos internacionais não souberam lidar com a questão do crescimento do vírus HIV entre homens que fazem sexo com outros homens.

Veja o vídeo sobre a Conferência. (BandNews)

(uol/bandnews/g1-globo.com) By aSSSumidos.

Nenhum comentário:

© 2008 By Os Asssumidos Informação com prazer. Todos os direitos reservados.