sábado, 28 de junho de 2008

ESPECIAL : DIA MUNDIAL DO ORGULHO GAY

Neste sábado, 28, comemora-se o Dia Mundial do Orgulho Gay

Neste Dia é lembrado em todo o mundo o episódio de Stonewall, ponto de partida para a organização dos homossexuais em torno de sua causa. Uma data que lembra os 39 anos de luta organizada da comunidade LGBTI e motivo de sair às ruas para mostrar a cara e gritar por direitos que nada mais são do que humanos.

Para o inspetor Seymour Pine e sua equipe de 8 detetives lotados na delegacia de costumes da cidade de Nova York, o plantão parecia ser o de uma sexta-feira como todas as outras. O sindicato do crime chantageava os bares da cidade, em especial os bares gays do Greenwich Village. No Stonewall Inn, os proprietários Tony (Fat Tony) Lauria e seu sócio, se recusavam a seguir a regra dos mafiosos e, por isso, o local era alvo de batidas policiais constantes. Após a visita dos tiras, dois funcionários, 3 drag-queens e uma lésbica acabaram presos. Os demais clientes foram intimados a deixar o local em fila indiana e a polícia destruiu, mais uma vez, o bar.
.
Só que aquela era a noite do funeral de Judy Garland, ícone da comunidade gay, e o local e arredores de Christopher Street e Sheridan Square estavam lotados. O público, agitado, reagiu à arbitrariedade gritando palavras de ordem e logo uma pequena multidão se formou. Depois de deixar os presos na delegacia, os detetives voltaram - desta vez com mais violência - ameaçando matar quem ousasse sair do Stonewall. A luta pelo direito de permanecer no espaço do bar durou a noite inteira e, ao amanhecer do dia 28, cerca de 4.000 homossexuais estavam travando uma verdadeira guerra com a polícia. Durante 4 dias e 4 noites a batalha continuou e, finalmente, a polícia se retirou. Um mês depois, aconteceu a primeira Parada pelo direito dos gays, que foi denominada "Marcha de Stonewall". Hoje, as celebrações são mundiais e a Parada de São Paulo continua sendo a maior do mundo.
.
.
Sylvia Rivera
De acordo com as histórias e lendas contadas a partir dos enfrentamentos de Stonewall, Sylvia Rivera (1951-2002) drag queen de origem portorriquenha, foi quem iniciou o movimento gay de protesto contra a violência policial tornando-se um dos mais visíveis e atacados membros da comunidade LGBT. Depoimentos de sobreviventes que estavam naquela noite no bar, contam que Sylvia tomou, literalmente, para si, a carga de enfrentar a polícia, lançando os coquetéis molotov que afastaram os tiras por alguns instantes, iniciaram o confronto e fizeram Stonewall virar História. Até hoje, muitos visitantes continuam a ir ao reaberto Stonewall e se fazem fotografar diante da parede de pedras, sem saber exatamente a que se refere aquela primeira fase do clube.
.

.

"Funeral de Judy Garland iniciou movimento da consciência homossexual 28 de junho-Dia do Orgulho".
.

Que Judy Garland, ao morrer, virou ícone ninguém contesta. A figura frágil de voz potente, cheia de calor e vulnerabilidade tornou-se eterna. "Over the Rainbow" é uma espécie de hino gay. A comoção pela morte da intérprete e os enfrentamentos de Stonewall são considerados raízes do movimento pelos direitos civis da comunidade LGBT. A revista "The Advocate" informa que nos dias tensos pré-Stonewall os gays, temerosos, trocavam uma senha como identificação - eram os "amigos de Dorothy", personagem de Judy Garland no filme "O Mágico de Oz" (1939). E a revista "Time" consultou psicanalistas para tentar explicar a atração dos homossexuais pela cantora. De acordo com os profissionais, "a atração por Garland ficou mais forte pelo fato dela ter conseguido sobreviver a muitos problemas pessoais. Foi machucada pela vida e estava se tornando meio masculinizada. Ela tem o poder que os gays desejariam ter e transferem este desejo ao idolatra-la".
.

No Brasil, a militância está mesmo mais concentrada em eventos como as Paradas, por isso, o sábado não terá tantas manifestações. Além disso, nos Estados onde não haverá nenhuma iniciativa, os militantes estão viajando para os vizinhos para se juntar às manifestações deles. Confira o que vai rolar em alguns Estados onde o Dia Mundial do Orgulho Gay ganhará destaque:

Pernambuco – O sábado será animado pelo Sarau da Diversidade, no Mercado da Boa Vista, no centro de Recife, a partir das 14 horas. Será lançado ainda o caderno com o resultado das discussões feitas durante a 1ª Conferência Municipal GLBT da cidade, realizada em outubro de 2007. A festa terá ainda shows de forró pé-de-serra, da banda Dhyna Flyer & Cia. e da cantora pop Jaina Elner.

Sergipe – A partir das 18 horas do sábado, um ato público vai agitar o Bairro Santos Dumont, na Praça Ulisses Guimarães, 143, em Aracaju, e reunir as presenças de autoridades locais e ONGs discursando sobre a importância do movimento militante para a causa homossexual. Será realizado também o concurso “Rainha do Milho Fresco”, uma versão gay do concurso Rainha do Milho, que vai escolher depois de um desfile das candidatas a merecedora desse título. A programação conta ainda com shows de transformistas.
.

Rondônia - Alguns militantes viajaram para participar dos eventos que serão realizados em outros Estados. Em 17 de Agosto, o Estado, que faz fronteira com a Bolívia, realiza em Guarajá-Mirim a II Parada Binacional do orgulho GLBT Brasil/Bolívia, com integrantes brasileiros e bolivianos. No dia 31 de agosto, é a vez de fazer na capital Porto Velho a VI Parada do Orgulho GLBT de Porto Velho.
.
Paraná - A Associação da Parada Gay de Curitiba vai comemorar o Dia do Orgulho Gay com a exibição do documentário “Vida Fora do Armário”, que conta as histórias de vida de personagens reais: um casal de lésbicas, uma transexual, um gay e um transexual. O curta foi produzido em parceria com o Ministério da Cultura e será exibido nesta sexta-feira, às 20 horas, na Cinemateca de Curitiba, que fica na Rua Carlos Cavalcanti, 1174 – Centro.

No sábado, 28, rola a festa oficial da Parada de Curitiba no clube Guess, na Rua Augusto Sthenseld, 164 – Centro. Mas a concentração será mesmo durante a Parada da Diversidade GLBT de Curitiba. A partir das 13 horas começa a caminhada, com concentração marcada na Rua Barão de Cerro Azul, entre as ruas 13 de Maio e São Francisco. Neste ano, o percurso foi ampliado (antes começava na Praça 19 de Dezembro) e promete atrair ainda mais participantes.
.

O Planalto Central será o ponto de encontro para a comemoração. Brasília faz no domingo, a partir das 14 horas, sua XI Parada do Orgulho LGBTS de Brasília. Os organizadores da caminhada, que vai começar na altura da super quadra 108 Sul do Eixão, pedem aos participantes que usem no domingo camisetas com a estampa camuflada do Exército para protestar contra a recente prisão do casal de militares gays Laci de Araújo e Fernando Alcântara (ex-sargento desde a manhã de hoje).
.
São Paulo – O movimento militante na cidade de São Paulo volta suas atenções para Campinas, que realiza a Caminhada do Orgulho Lésbico, no sábado, e a 8ª Parada do Orgulho GLTTB de Campinas, no domingo, com a presença do Mister Gay Brasil Luciano Lupo. Segundo a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT), eles estarão apoiando o evento de Campinas com materiais de divulgação e a presença de bandas musicais para animar a festa.
.
Cabo Frio - O grupo Cabo Free fará uma manifestação contra a homofobia na Praia do Forte, em Cabo Frio, em frente ao Teatro Municipal da cidade. Durante a ação, manifestantes estenderão faixas e abrirão uma grande bandeira do arco-íris, ao mesmo tempo em que acenderão 300 velas. O local será o mesmo que em 2007 serviu de palco para o protesto de apoio à aprovação do PL 122/06, que criminaliza a homofobia no Brasil.
.
A cidade do Rio de Janeiro dá no sábado o "start" da contagem regressiva de um ano para a comemoração de quatro décadas do episódio de Stonewall. Na data, terá início o Rio Orgulho, uma programação de eventos que se estenderá até o dia 28 de junho de 2009 e inclui seminários, mobilizações, Parada e encontro de discussão de temas relacionados ao universo LGBTI. A movimentação começa na rua mais gay da Cidade Maravilhosa, a Farme de Amoedo.
.

Parabéns aos que assumem e se orgulham da sua homossexualidade !

Em algum lugar sobre o arco-íris...E os sonhos, que você sonhou... Sonhos realmente se tornam realidade... E Eu penso comigo... que mundo maravilhoso.


ASSISTA O VÍDEO (Somewhere over the rainbow - legendado em português)


By aSSSumidos.

Nenhum comentário:

© 2008 By Os Asssumidos Informação com prazer. Todos os direitos reservados.