segunda-feira, 16 de junho de 2008

Homens homossexuais e mulheres heterossexuais têm 'cérebro semelhante'

A EFE divulga: "Cérebros de homossexuais são similares aos de sexo oposto, revela estudo."
.
A agência EFE é um serviço de notícias internacional fundado em 1939 na Espanha. É o principal provedor de serviços informativos para os meios de comunicação (imprensa escrita, rádio, televisão e internet) nos países de idioma espanhol. No ano 2001 lançou um serviço em português.

Cientistas suecos descobriram que o cérebro dos homossexuais é parecido com o de pessoas do sexo oposto ao de sua orientação, segundo um artigo publicado revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a “PNAS”(Proceedings of the National Academy of Sciences). Em um estudo que chama atenção para o substrato potencialmente biológico da sexualidade.

Dito de outra forma, o cérebro de um homem homossexual teria semelhanças com o de uma mulher (hétero), enquanto o de uma lésbica seria similar ao de um homem (hétero).

A equipe de Ivanka Savic, do Instituto Karolinska, em Estocolmo, mostrou, com a ajuda da ressonância magnética, que o tamanho e a forma do cérebro variam de acordo com a orientação sexual. O cérebro de um homem gay parece o de uma mulher hétero – com os dois hemisférios mais ou menos do mesmo tamanho. O de uma lésbica, no entanto, parece o de um homem hétero – pois os dois têm o lado direito um pouco maior que o esquerdo.

"Nos homens hetero e mulheres homo, o hemisfério direito tem um tamanho maior que o esquerdo."

A análise nas tomografias de emissão positrônica (PET) feitas em 90 homens e mulheres homossexuais e heterossexuais (25 heterossexuais e 20 gays de cada um dos sexos), também revelou que a conexão da amígdala cerebral das lésbicas é parecida com a dos homens heterossexuais. Já nos gays, essa conexão é similar à das mulheres heterossexuais.
.
No cérebro, a amígdala, uma massa do tamanho de uma amêndoa localizada na parte interna dos lóbulos temporários, controla as reações vinculadas ao medo, assim como as secreções hormonais do sistema endócrino.
.
"E continua a ser uma pergunta em aberto saber se essas características se verificaram durante o desenvolvimento fetal ou durante o desenvolvimento pós-natal."
.
Os pesquisadores acrescentaram que o estudo não consegue dizer se as diferenças na anatomia do cérebro são herdadas ou se decorrentes, por exemplo, da exposição a hormônios como a testosterona no útero e se são responsáveis pelas escolhas sexuais de uma pessoa. Mas, isso é algo que pretendem avaliar em um novo estudo a ser realizado com bebês recém-nascidos a fim de verificar se esse tipo de avaliação conseguirá ajudar a prever a orientação sexual deles no futuro.

"Essas observações nos motivam a realizar pesquisas mais amplas com grupos de estudo maiores e a buscar uma melhor compreensão da neurobiologia da homossexualidade", escreveram.

By aSSSumidos.

2 comentários:

Manu de Brito disse...

Parabéns pelo blog!
Dá uma passadinha no meu, fiz a poucos dias, gostaria de opiniões...

Bjão...

Manu de Brito disse...

Parabéns pelo blog!
Dá uma passadinha no meu, criei a poucos dias, opiniões é sempre bem vinda!

Bjão...

© 2008 By Os Asssumidos Informação com prazer. Todos os direitos reservados.